R. Tagore
(ASIN: B011PLF6CY)


Poesias e citações
em modo gráfico


Fig1


     R. Tagore

Rabindranath Tagore, nascido em maio de 1861 na Índia, foi um poeta, romancista, músico e dramaturgo que reformulou a literatura e a música no final do século XIX e início do século XX. Veio a falecer, também na Índia, aos 80 anos em agosto de 1941.

Caracterizou-se como o primeiro não europeu a ser agraciado, em 1913, com o Prêmio Nobel de Literatura e tornou-se pelo conjunto da obra e posições pessoais a personalidade e o poeta mais importante da Índia moderna.

Entre outras vivências, ele foi educado, em casa, nas áreas de história, astronomia, ciência moderna e sânscrito. Posteriormente foi estudar na Inglaterra durante os anos de 1878 a 1880. Voltou logo sua terra natal, em 1890, dedicando-se a vários projetos de natureza diversa como a agricultura, a saúde e os educacionais.

Tagore começou a escrever cedo, aos oito anos e quando completou dezesseis, publicou sua primeira poesia e assim prosseguiu ao longo de sua vida, deixando para a humanidade uma obra reconhecida, bela, vasta e profunda.

Seus versos, contos e romances em geral foram aclamados por seu lirismo, coloquialismo, naturalismo e contemplação. A religiosidade e a espiritualidade são marcas importantes em todo seu trabalho e vida.

Vale o destaque que muitas de suas poesias são consideradas verdadeiras orações. Singelas orações marcadas pela simplicidade, porém comoventes, belas e profundas sobre os temas religiosos, da natureza e da vida.

Não menos significativa, a obra em prosa, tratada com marcante sensibilidade e humanismo, também é vasta incluindo novelas, ensaios e contos.

Como músico, estima-se que compôs duas mil canções num estilo próprio, mesclando a música clássica da Índia com as tradições folclóricas de diferentes partes do território indiano.

Por tudo, destacou-se como uma figura importante na cultura hindu e internacional. Sob muitos aspectos, sua influência e popularidade internacional talvez só possam ser comparadas com a de Gandhi.

Amigo, aliado e admirador de Gandhi(Mahatma), Tagore também apoiou a independência da Índia, ainda sob a colonização britânica, participando dos movimentos nacionalistas da época.

Muitas de suas poesias, apesar de realidades adversas, celebraram a vida em um sentido maior, com toda a sua harmonia e beleza.

Seus poemas também são uma forte e tocante afirmação do divino tanto na alegria como também na tristeza.

     Palavras de Luz

Um trabalho leve de informação e entretenimento que visa registrar e condensar algumas das principais e mais belas citações da grande personalidade e poeta indiano Rabindranath Tagore.

Considerando a obra geral, muito vasta, foram selecionadas apenas algumas de suas mais conhecidas e célebres poesias e/ou citações.

Um diferencial em relação aos demais trabalhos do tipo está na forma de apresentação. As citações e os poemas são expostos tanto como texto em um anexo, mas também e principalmente de forma gráfica e ilustrada, com mais destaque quanto às cores, fundo, tamanho da letra, imagens, etc. Os títulos dos capítulos e poemas foram criados apenas para facilitar a identificação e localização do conteúdo.

Uma seleção que mostra um pouco da beleza, amplitude e conteúdo da obra e da pessoa do poeta.

Em essência, o conjunto visa enaltecer e é um tributo a R. Tagore.

Além de propiciar conhecimento e lazer a todos, espera-se em função da forma leve de apresentação adotada, que se possa atender a maior parte das naturais expectativas do leitor.




Fig1


           Índice Geral


Agradecimentos
Introdução
R. Tagore
Alegria
Brisa
Que é isto ?
Crianças
Adornar-te
A Lâmpada
É hora....
Meu País
Resposta..
O rebelde
As Flores
Perfeição
Cicatrizes
Pássaros
As Cordas...
O Grito
Segredos
Amor pacífico e profundo
O Livro
Árvores
Seu Amor
Lágrimas
Senhor
As brasas...
Dádivas
Sabedoria
História
Ver Estrelas
Ouro
Alma
Poeta
Conclusões
Contatos
Anexo I - Poemas(modo texto)
Anexo II - Outros Trabalhos do Autor.
Bibliografia

Fig1


FigBSep1 
 

Video:Palavras de Luz....


Clique na figura ou link e assista ao vídeo resumo.

https://youtu.be/tNoiOUjtE2s

Fonte: Palavras de Luz - Diversos

Logo

FigBSep1 
 

Ver todos no site da Amazon (  htpps://www.amazon.com.br )